Como Saber se o FGTS Foi Depositado?

Acompanhar Depósitos do FGTS em Sua Conta

Uma das grandes vantagens de possuir um emprego com registro na carteira de trabalho é a possibilidade de acumular uma renda extra com os depósitos mensais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o popular FGTS. Mas muitos especialistas têm alertado, ultimamente, pela necessidade de o trabalhador ficar atento aos depósitos que são realizados mensalmente pela sua empresa.

como-saber-se-o-fgts-foi-pago-pela-empresa Como Saber se o FGTS Foi Depositado?

Tudo isso se deve a um fato recente e que tomou forma no boca a boca popular a partir do momento em que o Supremo Tribunal Federal (TSF) tomou a decisão de diminuir para cinco anos o prazo para que o empregado possa reclamar na Justiça os valores não depositados no seu FGTS. Até então, esse período era muito mais elástico, chegando a 30 anos.

A decisão judicial, por sua vez, pode pegar muita gente de surpresa, inclusive aqueles que não têm o hábito periódico de verificar os seus extratos e acompanhar a evolução dos seus ganhos com o FGTS.

Além disso, a decisão da Justiça dá ao trabalhador o prazo de até dois anos, após a sua demissão, para reclamar o novo prazo de revisão dos últimos 5 anos. É por isso que especialistas têm pedido a atenção redobrada dos trabalhadores com os seus extratos do FGTS. Eles pedem que sejam verificados tanto se os valores pagos estão corretos quanto a periodicidade dos depósitos.

Prescrito o prazo de 5 anos, não adianta reclamar. E manter uma atenção dedicada ao FGTS não é nenhum bicho de sete cabeças. Hoje em dia, a Caixa Econômica Federal oferece variadas formas de manter os trabalhadores informados. Mas, primeiramente, é preciso ter as suas informações atualizadas no banco de dados para regularizar o envio dos extratos.

Muitos creem, inclusive, que o hábito é o mais difícil de se enraizar na rotina, enquanto recorrer na Justiça pode ser até mais simples do que verificar os extratos mensalmente.

Criado durante os meados da década de 1960, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) visava, desde os seus primórdios, a proteção ao trabalhador demitido sem justa causa. E ele consiste em um depósito mensal de 8% correspondentes ao salário do funcionário, levando sempre em conta, no mesmo cálculo periódico, complementos diversos, como horas extras, insalubridade, periculosidade, adicional noturno, o 13° salário e as férias, entre outras particularidades, permitindo um fôlego financeiro à pessoa demitida.

consultar-extrato-fgts Como Saber se o FGTS Foi Depositado?

Consultar FGTS

O direito de serviço do FGTS é o direito dos trabalhadores brasileiros que estão empregados formalmente (de carteira assinada). Porém, com uma correria do dia a dia, como os primeiros acabam saindo do balcão do saldo, começando assim, difícil de saber se o patrão deposita o FGTS certo.

O mesmo se aplica em relação ao patrão não depositado no FGTS, deixando o trabalhador sem o seu direito de receber algo garantido por lei. A seguir você saberá como consultar o saldo do FGTS através da emissão de seu extrato.

Onde Consultar o Extrato do FGTS?

Confira algumas maneiras onde você pode fazer essa consulta do extrato:

  • Você pode consultar pessoalmente em uma das agências CAIXA no balcão de atendimento.
  • Através do site da CAIXA também é possível fazer essa consulta. Basta você ter em mãos o número do NIS.
  • Através do aplicativo FGTS da CAIXA que você pode baixar tanto para iOS como para Android.

Baixar Aplicativo FGTS CAIXA

como-saber-se-o-fgts-foi-depositado Como Saber se o FGTS Foi Depositado?

Como saber se FGTS foi pago pela empresa?

O desconto do FGTS aparece sem contracheque, supostamente o valor está sendo enviado para uma conta do trabalhador, mas como seu próprio patrão deposita seu FGTS certo?

Atualmente, com disponibilidade de tecnologias, acompanhar o progresso e a sobrecarga ficou muito fácil. O próprio site do FGTS (www.fgts.gov.br) já aparece com instruções de como acompanhar a valorização na conta.

No site, há um serviço gratuito que pode ser cadastrado, com o sistema de mensagens de SMS para o beneficiário toda vez que uma conta para movimentar e atualizar o valor do saldo, já com as correções monetárias e atualizações de juros. Com esse serviço também é possível descobrir quando o saldo estiver liberado para saque.

Esses alertas são diretamente para o celular do trabalhador facilitado para que ele possa ser entregue em seu banco de dados de seu FGTS.

Fique atento ao seu FGTS e não o perca!

O FGTS é um benefício concedido ao trabalhador, e que serve como um grande auxílio em momentos. Por favor, sempre deixe seu patrão depositar seu FGTS certo.

Veja alguns benefícios que podem ser realizados com o FGTS:

  • Como posso obter ou não o pagamento da casa própria, inclusive em programas como o Casa Verde e Amarela (Antigo Minha Casa Minha Vida). O FGTS também pode ser usado para a compra das parcelas, mesmo após o fuso horário da compra do imóvel;
  • Os casos de tragédia ocorridos como empreendedores e destinatários, em que as cidades tiveram uma situação de emergência, o FGTS pode ser liberado para os trabalhadores que tenham o benefício para consertar os estragos;
  • Ele também serve como um recurso de emergência, quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Assim, pode ser usado para manter as finanças da família durante os primeiros meses.
Se gostou, curta e compartilhe:

Redação FGTS Sobre o FGTS

Se você é trabalhador com carteira assinada, com certeza tem direito ao FGTS que é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, porém é normal aparecer algumas dúvidas em relação a esse benefício, pensando nisso, nossa equipe de redação de Direitos e Benefícios, trás um conteúdo atualizado e simplificado para que você possa sanar todas eventuais dúvidas sobre o FGTS.